sexta-feira, 22 de maio de 2009


Conheça as marcações comuns feitas nas plantas de forros de placas de gesso, como locais de fixação, passagem de redes e luminárias


Reportagem: Giovanny Gerolla


Uma planta de forro indica sempre as posições onde será rebaixado e os pontos onde a iluminação será embutida. Os arquitetos costumam representar as áreas de rebaixo com hachuras (riscados) na planta, como na imagem ao lado.
Note que o rebaixo representado receberá lâmpadas fluorescentes longas e elas deverão se cruzar num ponto.
As placas de gesso têm normalmente 60 cm x 60 cm e possuem ganchos de ferro nas quatro extremidades. Para fixá-las (veja dicas abaixo), arames são presos a pinos de aço chumbados na laje e depois conectados aos ganchos da placa de gesso.
Em forros de formato circular ou recortados, é preciso marcar primeiro o desenho do recorte a lápis, na placa, para depois recortar com serra. Nos locais onde serão instalados spots, recorte a placa com serra copo.

Muitos gesseiros têm dificuldades de interpretar o que está representado "em vista" e o que está "em corte". O primeiro se refere ao elemento representado como se o observador o olhasse de frente.
O "em corte" significa enxergar a seção por dentro, como se tivesse sido recortada. Nas ilustrações apresentadas, o arquiteto mostra o que está representado "em vista" (molduras) e o que está "em corte" (altura do vão do rebaixo).

Nenhum comentário: