sexta-feira, 22 de maio de 2009

Concreto armado

Entre outras vantagens e qualidades, o concreto armado proporciona segurança contra o fogo, rapidez de execução, economia de conservação, durabilidade, impermeabilidade e insensibilidade a choques e vibrações.
Concreto armado é um material composto de concreto e ferro ou aço, associados de tal forma que constituem um sólido único. A união desses elementos tem por finalidade aproveitar as características de cada componente, do ponto de vista da resistência. O concreto armado pode ser empregado na construção de estruturas, lajes, vigas, colunas, fundações, pontes, arcos, poços, tubulações, estacas, chaminés, portos, barragens, reservatórios, muros, bueiros, postes, bases, pisos e em toda obra que necessite de apresentar grande resistência ao uso.
Em construções onde existem grandes vãos, como viadutos e pontes, emprega-se um tipo especial de concreto armado mais resistente, o concreto protendido. Trata-se de um concreto ao qual se aplicam tensões prévias com o fito de aumentar sua resistência aos esforços a que será submetido. A armadura recebe pressões ao mesmo tempo que é revestida de concreto, o qual, ao endurecer, fica permanentemente influenciado pela tensão comunicada à armadura.

Histórico.

Quem primeiro teve a idéia de usar o concreto armado foi o jardineiro francês Joseph Monier, que fabricava vasos de madeira e resolveu experimentar uma argamassa de cimento com armação de arame. Satisfeito com o resultado, Monier patenteou o material e incrementou sua indústria de vasos. Verificou, mais tarde, a possibilidade de usar o material para construir reservatórios e encanamentos, ainda de modo rudimentar e sem controle de cálculos. Em 1867, levou seus produtos a uma exposição internacional, onde despertaram interesse de engenheiros alemães, que compraram as patentes. Os estudos para utilização do concreto armado continuaram empiricamente até que as firmas alemãs donas da patente montaram conjuntamente um laboratório para estudos e experiências. Nasceram daí os princípios das modernas teorias e as primeiras conclusões racionais do comportamento do material.
No Brasil, o concreto armado atingiu um grau de desenvolvimento excepcional, o que se deve em grande parte ao engenheiro Emílio H. Baumgart, que fundou uma verdadeira escola de difusão do concreto armado. Graças a ele, o Brasil pôde exibir, na primeira metade do século XX, dois recordes mundiais: o edifício do jornal A Noite, no Rio de Janeiro, com 24 andares, então o mais alto do mundo em estrutura de concreto armado e no qual, pela primeira vez no país, foi calculada a influência dos ventos; e uma ponte em quadro, sobre o rio do Peixe, em Erval SC, de 68m de extensão, batizada com o nome de Baumgart, em que pela primeira vez no mundo uma ponte em concreto armado foi lançada das duas margens, em balanço progressivo.
Composição. O concreto é uma mistura de areia, cimento, cascalho ou brita, e água. O elemento mais importante é o cimento. A mistura dos componentes deve obedecer a um cálculo pré-estabelecido no projeto da obra, para fixar a dosagem, ou traço, do fator água-cimento, isto é, a relação entre o volume de água e o peso do cimento, a fim de que o material possa corresponder às previsões do cálculo e às especificações da obra a que se destina. O concreto oferece grande resistência à compressão, e o ferro e o aço à tração. Esses dois materiais, quando conjugados ao concreto, permitem a combinação ideal para os casos em que as peças são submetidas à compressão e à tração.

Um comentário:

Unknown disse...

Onde vc conseguiu este texto?
Estou fazendo um trabalho e preciso da origem dele, é de algum livro?
Se possível responda no meu email:
derossi.bruno@gmail.com
Muito obrigado desde já.