sábado, 22 de novembro de 2008

Fundação

Fundação
O tipo de fundação será definida no projeto em função do tipo de solo, cargas atuantes e solicitação dos esforços estruturais. A fundação pode ser direta ou indireta. Direta é aquela colocada imediatamente abaixo da parte mais inferior da super-estrutura, onde as pressões se transmitem pela base, diretamente ao terreno de apoio, sendo desprezível a parcela correspondente à transmissão pelo atrito lateral. Indireta será usada quando o solo resistente se encontrar distante da superfície, ocasião em que as cargas estruturais serão transferidas para os solos de maior capacidade de suporte situados em maiores profundidades, por meio de fundações, ditas, profundas ou indiretas. Para definir a melhor opção é indispensável a execução da sondagem.
Tipos de fundaçao
  • alicerce
  • sapata corrida
  • sapata isolada
  • radier
  • broca
  • estacas strauss
  • estaca pré-moldada de concreto

Execução
Na execução das fundações em superfície, o executor não deverá limitar-se rigorosamente à profundidade prevista em projeto; a escavação será levada até a cota onde o terreno apresente resistência suficiente.
Antes do lançamento do concreto para confecção dos elementos de fundação, as cavas deverão ser cuidadosamente limpas, isenta de quaisquer materiais que sejão nocivos ao concreto, tais como: madeiras, solos carreados por chuva, e outros.
Em caso de existência de água nas valas de fundação, deverá ser efetivado seu total esgotamento, não sendo permitida a concretagem, antes desta providência.
O fundo da vala deverá ser recoberto com uma camada de brita de aproximadamente 3,0 cm e posteriormente , com uma camada de concreto magro de pelo menos 7,0 cm de espessura.

Nenhum comentário: