sexta-feira, 22 de maio de 2009


Conheça as marcações comuns feitas nas plantas de forros de placas de gesso, como locais de fixação, passagem de redes e luminárias


Reportagem: Giovanny Gerolla


Uma planta de forro indica sempre as posições onde será rebaixado e os pontos onde a iluminação será embutida. Os arquitetos costumam representar as áreas de rebaixo com hachuras (riscados) na planta, como na imagem ao lado.
Note que o rebaixo representado receberá lâmpadas fluorescentes longas e elas deverão se cruzar num ponto.
As placas de gesso têm normalmente 60 cm x 60 cm e possuem ganchos de ferro nas quatro extremidades. Para fixá-las (veja dicas abaixo), arames são presos a pinos de aço chumbados na laje e depois conectados aos ganchos da placa de gesso.
Em forros de formato circular ou recortados, é preciso marcar primeiro o desenho do recorte a lápis, na placa, para depois recortar com serra. Nos locais onde serão instalados spots, recorte a placa com serra copo.

Muitos gesseiros têm dificuldades de interpretar o que está representado "em vista" e o que está "em corte". O primeiro se refere ao elemento representado como se o observador o olhasse de frente.
O "em corte" significa enxergar a seção por dentro, como se tivesse sido recortada. Nas ilustrações apresentadas, o arquiteto mostra o que está representado "em vista" (molduras) e o que está "em corte" (altura do vão do rebaixo).

Assentamento de ladrilho


Os ladrilhos hidráulicos podem ser assentados com argamassa de cimento e areia, podendo-se adotar, por exemplo, traços 1:4 a 1:5 (cimento e areia, em volume). Tal argamassa deve ter consistência igual ao de uma "farofa". Embutem-se as instalações, ralos e outros, executam-se as taliscas e mestras (respeitando-se a declividade prevista para o piso), espalha-se e compacta-se a "farofa" entre as sucessivas mestras. Em seguida polvilha-se superficialmente o traço com pó de cimento. Quando esse cimento "puxar" um pouco a umidade da argamassa tipo farofa, o ladrilho, com o tardoz ligeiramente umedecido, é aplicado de encontro à pasta de cimento, batendo-se sobre ele com martelo de borracha ou ferramenta não contundente.
Outra forma de assentar o ladrilho, é executar o contrapiso com argamassa, já provendo os caimentos necessários, pontos de ralos etc. Após a cura necessária da base, o assentamento pode ser feito com argamassa colante industrializada, tipo ACI ou ACII, aplicada com desempenadeira de aço com dentes de 8 mm.

Concreto armado

Entre outras vantagens e qualidades, o concreto armado proporciona segurança contra o fogo, rapidez de execução, economia de conservação, durabilidade, impermeabilidade e insensibilidade a choques e vibrações.
Concreto armado é um material composto de concreto e ferro ou aço, associados de tal forma que constituem um sólido único. A união desses elementos tem por finalidade aproveitar as características de cada componente, do ponto de vista da resistência. O concreto armado pode ser empregado na construção de estruturas, lajes, vigas, colunas, fundações, pontes, arcos, poços, tubulações, estacas, chaminés, portos, barragens, reservatórios, muros, bueiros, postes, bases, pisos e em toda obra que necessite de apresentar grande resistência ao uso.
Em construções onde existem grandes vãos, como viadutos e pontes, emprega-se um tipo especial de concreto armado mais resistente, o concreto protendido. Trata-se de um concreto ao qual se aplicam tensões prévias com o fito de aumentar sua resistência aos esforços a que será submetido. A armadura recebe pressões ao mesmo tempo que é revestida de concreto, o qual, ao endurecer, fica permanentemente influenciado pela tensão comunicada à armadura.

Histórico.

Quem primeiro teve a idéia de usar o concreto armado foi o jardineiro francês Joseph Monier, que fabricava vasos de madeira e resolveu experimentar uma argamassa de cimento com armação de arame. Satisfeito com o resultado, Monier patenteou o material e incrementou sua indústria de vasos. Verificou, mais tarde, a possibilidade de usar o material para construir reservatórios e encanamentos, ainda de modo rudimentar e sem controle de cálculos. Em 1867, levou seus produtos a uma exposição internacional, onde despertaram interesse de engenheiros alemães, que compraram as patentes. Os estudos para utilização do concreto armado continuaram empiricamente até que as firmas alemãs donas da patente montaram conjuntamente um laboratório para estudos e experiências. Nasceram daí os princípios das modernas teorias e as primeiras conclusões racionais do comportamento do material.
No Brasil, o concreto armado atingiu um grau de desenvolvimento excepcional, o que se deve em grande parte ao engenheiro Emílio H. Baumgart, que fundou uma verdadeira escola de difusão do concreto armado. Graças a ele, o Brasil pôde exibir, na primeira metade do século XX, dois recordes mundiais: o edifício do jornal A Noite, no Rio de Janeiro, com 24 andares, então o mais alto do mundo em estrutura de concreto armado e no qual, pela primeira vez no país, foi calculada a influência dos ventos; e uma ponte em quadro, sobre o rio do Peixe, em Erval SC, de 68m de extensão, batizada com o nome de Baumgart, em que pela primeira vez no mundo uma ponte em concreto armado foi lançada das duas margens, em balanço progressivo.
Composição. O concreto é uma mistura de areia, cimento, cascalho ou brita, e água. O elemento mais importante é o cimento. A mistura dos componentes deve obedecer a um cálculo pré-estabelecido no projeto da obra, para fixar a dosagem, ou traço, do fator água-cimento, isto é, a relação entre o volume de água e o peso do cimento, a fim de que o material possa corresponder às previsões do cálculo e às especificações da obra a que se destina. O concreto oferece grande resistência à compressão, e o ferro e o aço à tração. Esses dois materiais, quando conjugados ao concreto, permitem a combinação ideal para os casos em que as peças são submetidas à compressão e à tração.

sábado, 16 de maio de 2009

Pintura Caiação para Paredes


A caiação é um tipo de pintura natural que transmite um efeito manchado nas paredes.E extremamente economica e facil de executar.A mistura é de 1kg de cal industrializada com 3 litros de água, e deve ser aplicada no sentido horizontal utilizando um broxa.Para colorir a superficie pode ser feita com uma trincha, para cada 10 litros de uma mistura de cal com água, adicione um litro de cola branca, um copo de óleo de linhaça, 1/2 copo de sal de cozinha e pigmento.O pigmento pode ser óxido de ferro em pó ou pó xadrez.A cor e quantidade vai depender da tonalidade desejada.